sexta-feira, 13 de março de 2009

O DESERTO


DESERTOS


Os desertos evocam terras áridas e desabitadas, onde o fenômeno da vida é muito complicado. A verdade é que são ecossistemas com flora e fauna que cobrem pouco mais da quinta parte da superfície terrestre do planeta. "O deserto é uma terra de extremos". Um deles é a brusca mudança de temperatura entre dias muito quentes e noites frias. E ainda são, sobretudo, radicais no sistema de chuvas: estas brilham por sua ausência.
A seca é a caracterisitica principal de um deserto. São lugares áridos, independentemente de serem quentes ou frios, de serem dominados por montanhas ou planícies, por pedras ou areia. A areia, por certo, está intimamente associada à idéia do deserto, mas cobre apenas 20% dos territórios como tal classificados. As plantas e os animais que vivem nos desertos são muito numerosos e têm uma característica comum: a habilidade de sobreviver com pouca água. Isto significa que possuem uma capacidade especial para encontrar e armazenar líquidos e contam com mecanismos biológicos para evitar sua perda ou evaporação.


O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE O DESERTO?



A simples idéia de deserto, significando uma vasta extensão de areia, sem árvores e água, não se deve ligar à palavra, conforme empregada na Bíblia. os israelitas não tinham conhecimento de semelhante deserto, quer nas viagens, quer na sua existência fixa. Nos livros históricos da Bíblia, a palavra ‘deserto’ significa o vale do Jordão, o do mar Morto, e aquela região que fica ao sul do mar Morto. Nestes sítios, nos dias de prosperidade da Palestina, crescia a palmeira, o bálsamo, a cana-de-açúcar, podendo admirar-se ali uma forte e bela vegetação. Nos livros proféticos e poéticos o deserto tem já a significação de território seco pela ação do excessivo calor, ainda que, no livro de Ez 47.8, se compreende o vale do Jordão. A palavra traduzida por ‘deserto’ em Êx 3.1 - 5.3 - 19.2, e em Nm 33.16, teria melhor versão, dizendo-se ‘terra de pasto’. os israelitas levavam consigo rebanhos e manadas durante todo o tempo da sua passagem para a Terra da Promissão. A mesma significação em Jó 24.5, is 21.1, Jr 25 e 24.

(fonte: bibliaonline.net)


O deserto é um lugar de escassez, onde os elementos vitais, como água e alimento, características básicas, quase não existem. Mas também o deserto é um lugar especial no coração de Deus e, não há um filho Seu que ainda não tenha passado por essa situação.
O deserto foi o lugar onde Israel vagou por longos quarenta anos! (Dt 8.2)
Mas também foi onde puderam ver as maravilhas que o Senhor Deus fez! (Dt 29.5)
No deserto Deus alimentou seu povo (Ex 16.35)
O povo não sofria o calor escaldante do dia e nem o frio congelante da noite. (Ex 13.21)
O deserto é uma marca inerente aos grandes homens de Deus. E, se você acredita ser alguém que recebeu um chamado, um comissionamento da parte de Deus, há de passar por um grande deserto. (Mt 4.1)
É lá que iremos aprender a servir a Deus.(Ex. 7.16)
Só há um deserto que não é bom na vida de uma pessoa: o deserto do pecado, da rebelião, do coração distante de Deus; o deserto da quebra de princípios.
O deserto é a escola de Deus, é lá que iremos aprender a ter o coração que Deus quer que tenhamos. Mas lembre-se:
O deserto é um lugar por onde devemos passar e não permanecer.



Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário