sexta-feira, 24 de abril de 2009

MOMENTO REFLEXÃO


VOCÊ ESTÁ ABERTO À CRÍTICA?


Você tem aprendido lições apenas de pessoas que o admiram, que são generosas com você e manifestam estar do seu lado? Será que você ainda não aprendeu as grandes lições vindas daqueles que se lhe opõem e tentam ser um obstáculo em seu caminho? Walt Whitman


Artistas – aqueles que vivem da arte. Mesmo que eles detestem admitir, freqüentemente lêem com entusiasmo críticas sobre seu trabalho. Apesar de nem sempre concordarem com as críticas sobre sua performance, o que eles têm descoberto é a chance de mais uma revisão objetiva de sua produção em função dessas críticas. Freqüentemente eles a valorizam, retiram dali o melhor e aplicam ao seu próximo trabalho um maior conhecimento adquirido.

Aqui está uma ótima lição. Apesar de você gostar de ouvir que tudo que você diz ou faz é maravilhoso, a realidade, no entanto, é que tal avaliação vai ajudá-lo muito pouco. Ouvir exclusivamente a respeito de tudo que há de bom em você vai limitar a sua performance. Isso poderá de um lado até mesmo alimentar o seu ego, mas de outro irá lhe trazer muito pouco crescimento pessoal, um magro desafio e talvez nenhum alvo maior a ser alcançado; conseqüentemente, aprimoramento algum.

Quero encorajá-lo a estar aberto à crítica. Ao demonstrar uma atitude receptiva a ela você poderá aprender muito a respeito de si mesmo, ganhar uma experiência que possivelmente o habilitará a novas e melhores decisões e fazer com que você se torne uma pessoa muito mais útil e mais solicitada.

Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. Pv 4:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário